Boletins

  • Cadastre-se e receba nossas novidades:
  • Notícias
  • Subsídios pedagógicos
  • Eventos
  • Associado

Congressos

VII Congresso Nacional de Ensino Religioso

Quarta-feira, 12 de março de 2014

O VII CONERE iniciou na última quinta-feira (03), na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF/MG), no anfiteatro 1 do Instituto de Ciências Humanas (ICH) com a participação de uns 320 professores e pesquisadores provenientes de diversas regiões do Brasil. Os participantes foram recebidos com uma apresentação de viola caipira, tocada pelo compositor e violeiro Fabrício Conde, natural de Juiz de Fora (MG).

 Em seguida, às 18h30, deu-se início à solenidade de abertura que contou com as seguintes autoridades:

- Prof. Adecir Pozzer - Coordenador do FONAPER;

- Prof. Eduardo - Pró Reitor de Extensão da UFJF;

- Prof. Eduardo Salomão Conde - Diretor do Centro de Instituto de Ciências Humanas da UFJF,

- Prof. Arnaldo Érico Huff Junior - Chefe de Departamento de Ciência da Religião da UFJF

- Profª. Lilian Blanck de Oliveira - Coordenadora da Rede Nacional de Licenciaturas em Ensino Religioso (RELER);

- Porfª. Marga Janete Ströher - Representante da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR).

 

Entre as 19h e 21h30 a primeira mesa temática discutiu “A construção dos conhecimentos nas culturas – tradições religiosas e não religiosas”, que teve como coordenador o Prof. Dr. Faustino Teixeira (UFJF) e como expositores o Professores: Dr. Clodomir Barros de Andrade (UFJF), Dr. Agnaldo Cuoco Portugal (UnB) e o Dr. Vagner Gonçalves da Silva (USP).

A manhã de sexta-feira (4) foi destinada a realização das comunicações, momentos ricos de socializações de pesquisas, experiências e de diálogos nos 12 Grupos de Trabalho (GTs). Durante a tarde, entre as 14h e 16h ocorreram 12 mini-cursos, momentos destinados ao trabalho coletivo relacionado à práticas pedagógicas em Ensino Religioso. Ainda no final da tarde entre as 17h e 19h30 aconteceu a Mesa II que tratou do tema “Os conhecimentos religiosos e não-religiosos na produção do conhecimento científico”. Os expositores foram os Professores: Dr. José Ivo Follmann (UNISINOS); Dr. Lauri Emílio Wirth (UMESP) e o Dr. Eduardo Gross (UFJF), cuja coordenação esteve a cargo do Dr. Gilbraz de Souza Aragão (ANPTECRE e UNICAP).

Na noite de sexta-feira realizou-se ainda a Assembleia do FONAPER, onde se definiu que o próximo evento, o XIII Seminário de Formação de Professores para o Ensino Religiosos (SEFOPER) ocorrerá em Belém do Pará, na Universidade Estadual do Pará (UEPA). A noite finalizou com uma confraternização em comemoração aos 18 anos do FONAPER com um delicioso bolo mineiro recheado com doce de leite, com direito à vela, canto e palmas de parabéns. 

Na manhã de sábado (5) encerrou-se o evento com a Mesa III, que tratou da temática “A (re)construção dos conhecimentos religiosos e não- religiosos no Ensino Religioso”, tendo como expositores os Professores: Dr. Carlos Rodrigues Brandão (UNICAMP e UFU), a Dra. Anísia de Paulo Figueiredo e o Drando Elcio Cecchetti, que ocupou o espaço da Profª Lílian Blanck de Oliveira que se ausentou por motivo de doença. A coordenação da mesa ficou sob a responsabilidade do Prof. Dr. Carlos André de Macedo Cavalcanti (UFPB).

A coordenação do FONAPER agradece a parceria com a UFJF e a todos os participantes e aguarda todos/as no XIII SEFOPER no Pará em 2014.

 

Total de fotos: 6