Boletins

  • Cadastre-se e receba nossas novidades:
  • Notícias
  • Subsídios pedagógicos
  • Eventos
  • Associado

Espaço Pedagógico

Diversidade Religiosa - Somos filhos do Brasil

Sábado, 12 de novembro de 2016 - 14h33min

Com a temática Diversidade Religiosa – Somos filhos do Brasil a disciplina de Ensino Religioso fez-se presente na Feira do Conhecimento da Escola de Educação Básica Dom Pedro II, do município de Caibi/SC, no mês de outubro de 2016.

Problematizar a temática da Diversidade deve ser uma das preocupações constantes do trabalho do ensino religioso nas escolas. Com base a laicidade do Estado brasileiro e a Proposta Curricular de Santa Catarina (2014), considerando alguns de seus princípios formativos como a Formação Humana Integral e a Diversidade, levar o educando a percebe-se como um elemento constitutivo da diversidade social e religiosa, e reconhecê-la respeitando e promovendo-a em suas relações é ponto de partida para as demais reflexões nesta área do conhecimento. O fenômeno religioso, portanto, precisa ser compreendido como inerente a todos os processos formativos, principalmente na Educação Básica, onde estes conhecimentos encontram-se agrupados em disciplina específica, dos horários normais das escolas regulares, constituindo assim, o Ensino Religioso no Ensino Fundamental.

Nesta edição da Feira, o espaço do Ensino Religioso buscou mostrar a diversidade religiosa expressada através dos diferentes Templos Sagrados que compõe as paisagens urbanas e também rurais do contexto brasileiro, seja nas grandes cidades ou mesmo em pequenos vilarejos. Todo contexto brasileiro expressa essa diversidade à sua maneira, seja nos templos ou mesmo nas formas de pensar e agir. Analisando estes diferentes cenários, percebemos no cotidiano que o templo sagrado, nas suas diferentes formas, é elemento primordial da constituição das comunidades.

Desta forma, os alunos do 9º ano foram desafiados a construírem diferentes Templos Sagrados, das matrizes Semita, Oriental, Indígena e Africana. Buscaram, desta forma, diferentes elementos, materiais, auxílios para realizarem e concluírem seus trabalhos. A exposição não apenas expõe, mas faz refletir sobre o que nos constituem enquanto humanos, ou seja, nossas crenças, conhecimentos, formas de vida e diferentes possibilidades de vivência e relacionamento.

Fonte: Eliston Terci Panzenhagen

Anexos

voltar
encaminhe
comente
imprima