Boletins

  • Cadastre-se e receba nossas novidades:
  • Notícias
  • Subsídios pedagógicos
  • Eventos
  • Associado

Notícias

Audiência Pública tratará sobre Exclusão do Ensino Religioso da BNCC

Terça-feira, 6 de junho de 2017 - 20h08min

Na próxima quinta-feira, às 9h30min,  no Plenário 10, Anexo II da Câmara dos Deputados, ocorrerá Audiência Pública para “Debater a exclusão das diretrizes para o ensino religioso e das expressões "orientação sexual" e "identidade de gênero" da Base Nacional Comum Curricular”.

Na oportunidade o coordenador e representante do Fórum Nacional Permanente do Ensino Religioso  (FONAPER) prof. doutor Elcio Cecchetti se fará presente enquanto debatedor da temática em pauta.

Rememoramos que na primeira e segunda versão da BNCC o Ensino Religioso constituía uma área, resultado do percurso histórico que compunha a luta de inúmeros professores, instituições e entidades como o Fórum Nacional Permanente do Ensino Religioso criado em 1995, ao qual prima pelo Ensino Religioso não confessional nos ambientes escolares.

Nesse viés, a terceira versão da BNCC em que é retirado o Ensino Religioso representa retrocessos na educação, visto que o componente enquanto disciplina da Educação Básica não é doutrina, mas ciência que propõe por intermédio dos diálogos, das análises e das reflexões, a construção de saberes pautado na convivência perante os aspectos religiosos e não religiosos que constituem a humanidade.

Fonte: FONAPER

voltar
encaminhe
comente
imprima