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Espaço Pedagógico

Atividades de Aprendizagem

Sábado, 17 de junho de 2017 - 10h41min

Escola Básica Municipal São Cristovão - Chapecó/SC

Professora: Elaine Aparecida Sganzerla

Série: 5ª série               

Disciplina: Ensino Religioso

Em meados do terceiro bimestre de 2016 a professora Elaine Aparecida Sganzerla desenvolveu diversas atividades de aprendizagem envolvendo os seguintes temas: Respeito, Convivência, Diversidade Religiosa, Direitos Humanos e Preconceito. Por intermédio da utilização de diferentes recursos didático-pedagógicos e através da socialização, da escuta e da produção, foram tecendo-se saberes voltado ao conhecimento, ao respeito e a convivência perante a diversidade cultural religiosa e não religiosa.

Dentre as práticas pedagógicas desenvolvidas mencionamos: *Releitura do livro As aventuras de Yara no Planeta Oculares (Volume I) com confecção de cartazes que foram expostos no ambiente escolar; *Confecção de óculos da diversidade; *Ilustração (em cartaz) de óculos conforme o olhar da diversidade de cada educando; *Produção de texto referente ao conhecimento adquirido a partir do livro em destaque; *Elaboração de história em quadrinhos sobre a tolerância religiosa e a diversidade cultural; *Desenvolvimento de acróstico com termos interligados aos Direitos Humanos.

Quanto às práticas avaliativas, menciona-se que “no Ensino Religioso, o objetivo da avaliação será o de desenvolver o diálogo entre o conhecimento cotidiano e o conhecimento científico [...]” (SANTA CATARINA, 2001, p. 23). Nesse viés, a avaliação ocorreu no desenvolvimento de cada aula do bimestre considerando-se os diálogos, as interações, as escutas, as partilhas de informações, a edificação de saberes e a habilidade de convivência.

Parabenizamos a professora Elaine e seus estudantes pelas excelentes atividades de aprendizagem tecidas, bem como pela edificação de saberes voltado à coexistência e a efetivação dos direitos e deveres humanos.  Do mesmo modo, convidamos os demais educadores de nosso país a enviar seus relatos de experiências pedagógicas que estão desenvolvendo nos contextos escolares, a fim de partilharmos a importância do Ensino Religioso não confessional na formação e desenvolvimento individual e social.

Referência:

SANTA CATARINA. Proposta Curricular de Santa Catarina. Implementação do Ensino Religioso. Florianópolis, SED, 2001.

Fonte: Elaine Aparecida Sganzerla

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