Boletins

  • Cadastre-se e receba nossas novidades:
  • Notícias
  • Subsídios pedagógicos
  • Eventos
  • Associado

Notícias

É tempo de comemorar: 22 anos do FONAPER

Domingo, 8 de outubro de 2017 - 20h40min

No decorrer das últimas semanas temos divulgado neste espaço notícias com depoimentos contrários a decisão do Supremo Tribunal Federal em permitir o ensino religioso confessional nas escolas públicas, tendo em vista o princípio da laicidade assumido pelo Brasil, bem com o respeito à liberdade entre ter ou não uma crença e manifestá-la em público ou particular.

Concomitante a esse debate, o Fórum Nacional Permanente do Ensino Religioso - FONAPER, entidade sem fins lucrativos, surgido em 1995, comemorou seus 22 anos enquanto espaço para diálogos, reflexões e encaminhamentos pertinentes ao Ensino Religioso não confessional.

Parabenizando ao Fórum, composto por inúmeras pessoas que compuseram e integram o percurso desta entidade, educadores e estudantes de diferentes regiões de nosso país, manifestaram sua opinião sobre a celebração do fórum e o Ensino Religioso não confessional no contexto escolar. Confira alguns relatos:

O ano de 2017 traz para os professores de Ensino Religioso motivo celebrativo para a comemoração dos 22 anos da instalação do Fórum Nacional Permanente do Ensino Religioso que desde a sua origem assumiu o compromisso deste ensino na forma não confessional a partir da Carta de Princípios. Sua instalação se deu concomitante a celebração dos 25 anos do CIER – Conselho de Igreja para o Ensino Religioso no estado de Santana Catarina. Já nasceu dialogando, convivendo e respeitando a diversidade religiosa brasileira. Nesses 22 anos vem de forma significativa promovendo seminários nos anos pares e congressos nos anos ímpares. O que dizer ao Fonaper nesses 22 anos? O momento é de agradecimento e reconhecimento pela articulação e capacidade de envolver professores e pesquisadores que atuam na área. Avante! Não ao ensino religioso não confessional. (Angela Maria Ribeiro Holanda Secretaria Executiva de Educação, Maceió/AL)

 

O FONAPER tem andado pelo país realizando encontros de formação com pessoas interessadas e atuantes no Ensino Religioso. Nestes anos de caminhada, muito se construiu de conhecimentos e de articulações entre os muitos atores da Educação Brasileira. Entre avanços e retrocessos na Educação, o FONAPER tem se mantido firme na luta pelo Ensino Religioso não confessional e não proselitista. Que continuemos na caminhada por uma educação integral, democrática, pluriversal na escola pública laica. (Professor Henri Luiz Fuchs, Rio Grande do Sul/RS)

 

  

FONAPER: espaço de acolhida,  de cuidado, diálogo, aproximação a todos que se preocupam com a formação do Ser Humano. Obrigada por esse espaço. Parabéns às lideranças. (Dolores Henn Fontanive, Presidente da Associação Dos Professores de Ensino Religioso do Estado de Santa Catarina ASPERSC/SC).

 

 

O Ensino Religioso nos proporciona entendimento e conhecimento, no que diz respeito à diversidade cultural religiosa, fomentando repúdio a toda e qualquer forma de preconceito e discriminação ao diferente. (Joana Bazzi, Estudante da Escola de Educação Básica Professor Salustiano Antonio Cabreira onde se ministra o Ensino Religioso não confessional, SC).

 

 

 

 

Sou Professor de Ensino Religioso em Florianópolis e Membro do Fonaper, um parceiro incansável nesta nossa luta. Parabéns a Todos do Fonaper ! Você Professor, venha juntar-se a nós! (Eduardo Santos, licenciado em Ciências da Religião).

 

 

 

 

O Ensino Religioso é muito importante para que aprendamos que devemos conviver com todas as crenças, tipos e cores. Pode parecer que todos sabemos sobre isso, mas esta disciplina muda a vida das pessoas do mundo todo, pois nos ensina a respeitar os direitos de cada um. (Annie Victoria, estudante da Escola de Educação Básica Luiz Coradi em SC)

 

  

 

Ensino Religioso é uma disciplina que ensina algo que nenhuma outra disciplina ensina, a respeitar e conviver com as pessoas, sem julgar a crença de cada um(a). (Danielli de Saibro Maciel, estudante da Escola de Educação Básica Romildo Czepanhik em SC) 

 

 

 

 

O Ensino Religioso tem grande influência em nosso futuro e na minha vida também, como na vida de outras pessoas. Nos ensina as várias crenças que fazem parte dos diferentes países e a compreender que não devemos julgar e sim aprender a conviver e respeitar a escolha de cada pessoa. (Jhonatan Henrique, estudante da Escola de Educação Básica Romildo Czepanhik em SC)

 

Fonte: FONAPER

voltar
encaminhe
comente
imprima