Boletins

  • Cadastre-se e receba nossas novidades:
  • Notícias
  • Subsídios pedagógicos
  • Eventos
  • Associado

Notícias

Campus de Natal foi palco do IX CONERE e I CLAECIR

Domingo, 22 de outubro de 2017 - 10h01min

<br>Fonte: UERN

Na última sexta-feira do dia 20, o Campus da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) em Natal sediou o IX Congresso Nacional de Ensino Religioso (CONERE) e o I Congresso Latino-americano de Educação e Ciência(s) da Religião (ões).

Os eventos promovidos pelo Fórum Nacional Permanente do Ensino Religioso (FONAPER) buscam dar continuidade ao objetivo de subsidiar o esforço de professores, associações e pesquisadores na efetivação do Ensino Religioso na Educação Básica. Neste sentido, o FONAPER organizou, em parceria com a UERN (através do Curso de Licenciatura em Ciências da Religião), o IX CONERE, com o tema “Conhecimentos Religiosos, Culturas e Educação: tecendo práticas inovadoras”, com a realização conjunta do Congresso Latino-Americano, para internacionalizar as ações do Fórum.

Na mesa de abertura do evento esteve presente a professora Araceli Sobreira Benevides, ao lado do Prof. Dr. Chico Dantas, diretor do Campus, e do Prof. João Bosco Filho, coordenador do Curso de Ciências da Religião.

Outros professores da Universidade também compuseram a comissão organizadora local do Conere: Ana Maria de Medeiros Lucas Antônio Júlio Garcia Freire (UERN), Irene de Araújo van den Berg (UERN), João Bosco Filho (UERN), Josineide Silveira de Oliveira (UERN e GRECOM), Maria Augusta Souza Torres (UERN e SEEC), Maria Lucien Reinaldo de Oliveira (UERN), Waldney de Souza Rodrigues Costa (UERN) e Valdicley Euflausino da Silva (UERN). A mesma comissão ainda teve como membros o  Dr. Élcio Cecchetti (UNOCHAPECÓ/SC),  Maria do Socorro Oliveira (SME/Natal) e Vera Lúcia Coelho da Costa (SEEC/RN).

Rememora-se que, nas últimas duas décadas, o Ensino Religioso avançou consideravelmente no desenvolvimento de práticas pedagógicas inovadoras, constituída por saberes pedagógicos que mobilizam conhecimentos religiosos para um ensino não-confessional, voltado ao acolhimento e respeito da diversidade religiosa e cultural brasileira. A formação específica, realizada em cursos de Licenciatura em Ensino Religioso ou em Ciência(s) da(s) Religião(ões), como o oferecido pela UERN em Natal, vem produzindo novas formas de pensar e agir no ambiente da sala de aula, alterando o status de uma disciplina presente na educação brasileira por séculos.

Fonte: UERN

voltar
encaminhe
comente
imprima