Boletins

  • Cadastre-se e receba nossas novidades:
  • Notícias
  • Subsídios pedagógicos
  • Eventos
  • Associado

Notícias

Criada a Coalização Religiões, Crenças e Espiritualidades em Diálogo com a Sociedade Civil

Quarta-feira, 8 de novembro de 2017 - 21h08min

Fonaper<br>Fonte: FONAPER

Um conjunto de instituições religiosas, ecumênicas e promotoras do diálogo inter-religioso, oficializou a formação da Coalização Religiões, Crenças e Espiritualidades em Diálogo com a Sociedade Civil. Este espaço tem por objetivo convocar pessoas e organizações representantes de diversos credos e instituições de trabalho interconfessional, com o propósito de conformar um conjunto de vozes alternativas dentro do campo das crenças religiosas, sobre temáticas vinculadas à incidência pública.

A Coalizão adverte que a influência das religiões no espaço público é ao mesmo tempo notória e paradoxal. Por um lado, a fé em suas diferentes manifestações representa um elemento central para a convivência sócio-política e ao desenvolvimento individual e comunitário. De outro, também reconhece o crescimento de vozes neoconservadores e fundamentalistas no próprio seio das distintas expressões religiosas – especialmente cristãs – que vão na contramão da promoção de políticas inclusivas e dos direitos humanos.

Por isso, a Coalizão quer visibilizar práticas e perspectivas alternativas dentro do próprio campo religioso, que deem conta de um compromisso com estas agendas sociais, tão necessárias em nossa região – como em todo o mundo – para a construção de espaços democráticos e plurais.

Em outras palavras, a Coalização se propõe a difundir que o religioso não é o correlato de visões moralistas ou conservadoras, mas um aporte à promoção da diversidade, pluralidade, inclusão e do compromisso com a dignidade das pessoas e dos direitos humanos, desde um trabalho conjunto com a sociedade civil.

A Coalização se constitui no contexto da agenda para a próxima Cúpula das Américas celebrada pela Organização de Estados Americanos (OEA), a desenvolver-se durante o mês de abril de 2018, em Lima/Peru. O objetivo primeiro é incidir estrategicamente neste espaço de grande relevância para a política regional, através da articulação com organizações da sociedade civil e movimentos sociais, visibilizando uma perspectiva religiosa alternativa, libertadora e integradora, em contraposição ao crescimento de vozes religiosas neoconservadoras dentro da própria OEA. A médio prazo, a Coalizão considera ampliar a rede de integrantes e organizar diversas instancias de incidência e sensibilização política em distintos países do continente.

Por último, a Coalização se encontra aberta para a adesão de outras organizações, igrejas e instituições que queiram fazer parte desta iniciativa. Para outras informações, consultas ou interesse em somar-se, escrever para director@gemrip.org.

 

Membros da Coalização:

Grupo de Estudios Multidisciplinarios sobre Religión e Incidencia Pública (GEMRIP)

Consejo Latinoamericano de Iglesias (CLAI)

Departamento Ecuménico de Investigaciones (DEI)

Instituto de Ética da Faculdades EST

Universidad Bíblica Latinoamericana (UBL)

Fórum Nacional Permanente do Ensino Religioso (FONAPER)

Red Latinoamericana y del Caribe por la Democracia (REDLAD)

Red Interreligiosa Latinoamericana de Educación por la Paz (RILEP)

Comunidad Teológica de México

Instituto de Estudos da Religião (ISER)

 

Fonte: FONAPER

voltar
encaminhe
comente
imprima