Boletins

  • Cadastre-se e receba nossas novidades:
  • Notícias
  • Subsídios pedagógicos
  • Eventos
  • Associado

Espaço Pedagógico

Atividades de aprendizagem

Terça-feira, 21 de novembro de 2017 - 22h46min

Ao estudarmos a história brasileira rememoramos narrativas traçadas por conflitos étnicos, políticos, religiosos e sociais, permeada pela discriminação, intolerância e desrespeito para com os povos originários e, posteriormente, os grupos africanos trazidos da África e escravizados como fonte de mão-de-obra.

Portanto, cada dia do ano nos convida a refletir e analisar o processo histórico colonial, bem como rever as práticas cotidianas que, muitas vezes, permanecem arraigadas em falas e atitudes permeadas pelo (pré)conceito ao negro, ao indígena, ao estrangeiro, ao diferente!

No Brasil, o dia 20 de novembro foi instituído como data nacional da consciência negra, incorporado ao calendário escolar e em alguns Estados do país respeita-se como feriado.

Na ocasião da data, a professora Gizelia Paladini desenvolveu na Escola de Ensino Básico Tiradentes, em Porto Belo – Santa Catarina, na disciplina de Ensino Religioso, atividades de aprendizagem interligadas a temática, com estudo sobre oferendas, sincretismo religioso e candomblé, com os estudantes do 6º ano.

As imagens que se encontram presentes em anexo demonstram a riqueza de práticas pedagógicas que despertam/provocam para o reconhecimento e respeito da diversidade cultural que se manifesta nos diferentes territórios. Nesse sentido, o FONAPER parabeniza a professora Gizelia, os estudantes e demais envolvidos na elaboração e produção das experiências.

Fonte: FONAPER

Anexos

voltar
encaminhe
comente
imprima