Boletins

  • Cadastre-se e receba nossas novidades:
  • Notícias
  • Subsídios pedagógicos
  • Eventos
  • Associado

Notícias

Unochapecó sediou o IX Seminário Nacional das Licenciaturas em Ensino Religioso

Domingo, 29 de abril de 2018 - 11h23min

Nos últimos dias 25 e 26 de abril a Unochapecó sediou o IX Seminário Nacional das Licenciaturas em Ensino Religioso (SENALER) que foi promovido pelo Fórum Nacional Permanente do Ensino Religioso (FONAPER) e organizado de modo colaborativo pelos Cursos de Ciências da Religião – Licenciatura em Ensino Religioso da Unochapecó e FURB, Mestrado em Educação (PPGE/Unochapecó), Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR/Unochapecó) e Associação dos Professores de Ensino Religioso do Estado de Santa Catarina (ASPERSC), com o apoio de outras instituições regionais e nacionais. 

Estiveram presentes na mesa temática e roda de diálogos o Prof. Dr. Ivan Siqueira (Presidente em Exercício da Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação – CNE), Prof. Dr. Elcio Cecchetti (Docente da Unochapecó e Coordenador do Fórum Nacional Permanente do Ensino Religioso - FONAPER), Profa. Dranda. Simone Riske-Koch (FURB), Profa. Dranda. Gracileide Alves da Silva (UFPB e FONAPER), Prof. Drando. Adecir Pozzer (UFSC e FONAPER), Prof. Drando Francisco Palheta (UEA), Prof. Dr. Lusival Antonio Barcellos (UFPB) e Prof. José Carlos da Silva (USJ).

A Universidade Comunitária da Região de Chapecó recebeu profissionais da rede pública municipal de Chapecó, da Secretaria Estadual da Educação, professores, funcionários e acadêmicos dos diversos cursos da presente instituição, em especial, do Mestrado em Educação e egressos do Curso de Ciências da Religião que já se encontram no exercício docente, atuando em diferentes escolas da região, o que provocou debates seletos, críticos e questionadores.

O evento foi oportuno para socializações e reflexões sobre a formação inicial e continuada do professor do Ensino Religioso, o perfil dos egressos dos cursos de Ciência(s) da(s) Religião(ões) em diferentes instituições do Brasil, análise acerca das metodologias e exigências para o desenvolvimento da autonomia e da humanização entre os estudantes, processos ensino e aprendizagem que combatam a intolerância e o analfabetismo religioso. Na oportunidade houve também o lançamento das obras Formação Inicial em Ensino Religioso: experiências em curso de Ciência(s) da(s) Religião(ões) no Brasil e Pedagogia da Liderança Popular.

O FONAPER agradece a todos(as) que prestigiaram o evento, bem como aos que não puderam se fazer presentes, mas que, de diferentes maneiras, colaboraram na divulgação, organização e realização do evento.

Fonte: ASPERSC

Anexos

voltar
encaminhe
comente
imprima