Boletins

  • Cadastre-se e receba nossas novidades:
  • Notícias
  • Subsídios pedagógicos
  • Eventos
  • Associado

Notícias

Secretaria Municipal de Blumenau realiza formação continuada em ER

Segunda-feira, 14 de maio de 2018 - 22h40min

A formação continuada se apresenta como um dos desafios atuais aos professores que, enquanto mediadores do processo ensino e aprendizagem, possuem a incumbência de ensinar a refletir, a interpretar, a analisar e reconstruir saberes cotidianamente, possibilitando aos estudantes uma formação crítica e humanizadora, capaz de intervir e contribuir na edificação de conhecimentos.

Por vez, para quem atua com a disciplina Ensino Religioso a qualificação é imprescindível tendo em vista que esta área do conhecimento, no percurso histórico, obteve diferentes bases epistemológicas e na última versão da LDB (Artigo 33, com alterações da Lei nº 9475/97) foi interpretada como disciplina dos horários normais das escolas públicas de ensino fundamental, assegurando o respeito à diversidade cultural religiosa do Brasil, sendo vedadas quaisquer formas de proselitismo.

Nesse sentido, no último dia 8 de maio, a Secretaria Municipal de Educação de Blumenau (SEMED) possibilitou encontro de formação aos professores da disciplina, das diferentes escolas do município, para estudo sobre O Ensino Religioso nas experiências cotidianas. Por intermédio de exposição, dinâmica, canções, mensagens e demais recursos pedagógicos, a palestrante profª. Josiane C. Simoni rememorou o percurso histórico legal e pedagógico da disciplina destacando as legislações que mencionam o Ensino Religioso, bem como sua importância nos ambientes escolares, a partir do âmbito não confessional.

De acordo com a Coordenadora Curricular de Ensino Religioso, Geografia e História, professora Aluisiane Kraisch, “tivemos uma formação enriquecedora, ou melhor, um dia enriquecedor! Poder repensar nossas práticas e abrir os olhos para enxergar um Ensino Religioso diferente. Muito mais diverso, crítico e engajado em acolher as pluralidades de indivíduos e culturas. Os professores de nossa rede de ensino tiveram a oportunidade de sair dessa formação refletindo sobre o papel da religião no mundo contemporâneo e a importância da disciplina na formação de seres humanos mais preocupados com o próximo”.

Fonte: ASPERSC

Anexos

voltar
encaminhe
comente
imprima