Boletins

  • Cadastre-se e receba nossas novidades:
  • Notícias
  • Subsídios pedagógicos
  • Eventos
  • Associado

Espaço Pedagógico

Projeto de Pesquisa - Crenças Religiosas e Filosóficas

Sexta-feira, 25 de maio de 2018 - 21h12min

O Ensino Religioso não confessional provoca para o diálogo  e interações possibilitando a construção de conhecimentos numa perspectiva intercultural e de reconhecimento as diversidades.

Sob essa ótica, escolas públicas do Estado Catarinense vem primando por essa garantia, através de práticas pedagógicas que previnem atitudes proselitistas, discriminatórias e de negação as diferenças.

Um dos exemplos aqui mencionados se refere as atividades de aprendizagem desenvolvidas nas aulas de Ensino Religioso na Escola de Ensino Fundamental Professora Ondina Maria Dias, na cidade de Tijucas/Santa Catarina, pela professora Gizelia Paladini.

No 6º02 ano, da referida instituição, o tema abordado foi Judaísmo e no 6º03 Taoismo. Já no 8º01 Jainismo e no 8º03 Islamismo. Para abordagem das temáticas houve pesquisa, confecção e amostra dos trabalhos. Os estudos estiveram direcionados aos símbolos, rituais (casamento, morte, alimentos próprios e impróprios, festas principais) e textos sagrados.

Conforme a proessora Gizelia “o objetivo das atividades de aprendizagem consistiu no conhecimento e respeito a diversidade cutural”.

Frente aos resultados, parabenizamos a professora, estudantes e comunidade escolar pelas belas experiências.

Fonte: FONAPER

Anexos

voltar
encaminhe
comente
imprima