Boletins

  • Cadastre-se e receba nossas novidades:
  • Notícias
  • Subsídios pedagógicos
  • Eventos
  • Associado

Notícias

Dia histórico para as licenciaturas em Ciências da Religião

Terça-feira, 18 de setembro de 2018 - 22h57min

Fonaper<br>Fonte: FONAPER

Pela primeira vez na história, o Conselho Nacional de Educação (CNE) deflagrou o processo de elaboração das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) para os cursos de licenciatura em Ciências da Religião (CR).

Vale lembrar que há mais de 20 anos esta vendo sendo uma preocupação do FONAPER. Sugestões de minutas foram enviadas pelo Fórum ao CNE em 1998 e em 2004. E uma terceira em 2008, fruto de análise e discussão de cerca de 200 participantes do X Seminário Nacional de Formação de Professores para o Ensino Religioso (SEFOPER), realizado em Taguatinga (DF) em novembro de 2008.

A ausência de DCN para formação de professores no Ensino Religioso não impediu que muitas licenciaturas fossem criadas por Instituições de Ensino Superior (IES) em várias regiões do país. Estas licenciaturas contribuiram consideravelmente para consolidação do Ensino Religioso não confessional e para a profissionalização de seus docentes.

Fonaper<br>Fonte: FONAPER

A minuta de DCNs apresentada e discutida por cerca de 40 participantes de várias instituições, propõe sólida formação de cunho epistemológico e pedagógico no campo das Ciências da Religião e da Educação, a fim de assegurar uma perspectiva inter-religiosa e intercultural para a docência do Ensino Religioso na Educação Básica.

O FONAPER é protagonista neste movimento. Três representantes que integram a Subcomissão que assessora o CNE neste tema são indicações do FONAPER:

I - Araceli Sobreira Benevides, relatora da Rede Nacional das Licenciaturas em Ensino Religioso (RELER) e docente do curso de Ciências da Religião, licenciatura, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN);

II - Elcio Cecchetti, coordenador do Fórum Nacional Permanente do Ensino Religioso (FONAPER) e coordenador do curso de Ciências da Religião, licenciatura em Ensino Religioso, da Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ);

III - Simone Riske-Koch, coordenadora da Rede Nacional das Licenciaturas em Ensino Religioso (RELER) e coordenadora do curso de Ciências da Religião, licenciatura em Ensino Religioso, da Universidade Regional de Blumenau (FURB).

Além de Elcio e Simone, também o Prof. Lusival Barcellos, Coordenador Adjunto do FONAPER, participaram do ato.

A audiência representou um momento rico para coleta de sugestões, indicações e contribuições ao documento. Nos próximos dias, a Subcomissão construirá nova versão do documento que seguirá para votação no Conselho Pleno do CNE.

O texto discutido na Audiência e a gravação das falas dos participantes estão disponíveis no link http://portal.mec.gov.br/conselho-nacional-de-educacao/audiencias-e-consultas-publicas

 

Fonte: Fonaper

voltar
encaminhe
comente
imprima