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FONAPER publica Anais do IX CONERE

Terça-feira, 30 de outubro de 2018 - 14h30min

Fonaper<br>Fonte: FONAPER

Desde a sua instalação, o FONAPER vem atuando enquanto espaço de debates, reflexões e proposição de um Ensino Religioso não confessional que contemple a complexidade do mundo contemporâneo em seus paradigmas emergentes. É reconhecido nacional e internacionalmente por defender o direito do educando de ter acesso ao conjunto de saberes e conhecimentos historicamente construídos pelas culturas e tradições religiosas, sem proselitismos.

Atentos às mudanças da sociedade brasileira e frente aos desafios contemporâneos, diferentes sujeitos vêm propondo e construindo novos paradigmas para o Ensino Religioso. Previsto como componente curricular do Ensino Fundamental pela Constituição Federal e pelo Art. 33 da LDB nº. 9.394/96 (alterado pela Lei nº. 9.475/1997), e reconhecido como área do conhecimento pelas Resoluções CNE/CEB 4 e 7/2010 e pela Base Nacional Curricular Comum (BNCC), o Ensino Religioso objetiva disponibilizar conhecimentos construídos historicamente pelas tradições religiosas e filosofias de vida, a fim de valorizar a diversidade cultural e religiosa, como uma das formas de promover e exercitar a liberdade de concepções e a construção da autonomia e da cidadania, prerrogativas de um estado laico e democrático.

 

A realização do IX Congresso Nacional de Ensino Religioso (CONERE) e do I Congresso Latino Americano de Educação e Ciência(s) da(s) Religião(ões), na cidade de Natal/RN, de 19 a 21 de outubro de 2017, foi mais uma oportunidade para ampliar e aprofundar discussões e intercâmbios de pesquisas e práticas pedagógicas nas Ciências da(s) Religião(ões), Educação e Ensino Religioso não confessional.

O tema escolhido para os eventos – Conhecimentos Religiosos, Culturas e Educação: tecendo práticas inovadoras – possibilitou a análise de práticas inovadoras construídas principalmente nos espaços de formação escolar e acadêmico, cuja produção (re)pensa os desafios da abordagem pedagógica dos elementos básicos dos fenômenos religiosos na Educação Básica, os procedimentos de formação e intervenção social, as clivagens culturais e sociais, além dos discursos que circulam nas esferas de formação e de atuação dos docentes.

Ao todo, 63 artigos, 05 pôsteres e 07 espaços pedagógicos foram aprovados pela Comissão Científica para a publicação, os quais integram o presente volume dos Anais.

O FONAPER agradece as instituições co-promotoras e apoiadoras do evento, os membros da Comissão Organizadora e da Comissão Científica, acadêmicos, pesquisadores e docentes de Educação Básica que gentilmente submeteram seus trabalhos, bem como a todos os participantes, os quais, em conjunto, contribuíram para a realização de mais um evento científico em prol da consolidação do Ensino Religioso como área de conhecimento na Educação Básica.

O documento completo dos Anais encontra-se ANEXO

Fonte: FONAPER

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