Boletins

  • Cadastre-se e receba nossas novidades:
  • Notícias
  • Subsídios pedagógicos
  • Eventos
  • Associado

Espaço Pedagógico

Entrevista com Ruth de Albuquerque Tavares

Quarta-feira, 9 de outubro de 2019 - 8h11min

Em sua dissertação de Mestrado, intitulada “O ensino religioso do estado do Espírito Santo: da legislação à sala de aula em escolas estaduais da Região Metropolitana da Grande Vitória” Nathália Ferreira Sousa Martins entrevistou personalidades que foram importantes para o estabelecimento do Ensino Religioso não confessional no Estado do Espírito Santo.

Dentre os entrevistados, destacamos Ruth de Albuquerque Tavares (in memoriam) precursora de uma nova forma de pensar e praticar a disciplina de Ensino Religioso (ER) no estado do Espírito Santo, participante do Conselho de Ensino Religioso do Estado do Espírito Santo (CONERES) e que com seus 92 anos (idade que concedeu a entrevista) estava no processo de escrita de um livro sobre o ER.

Carinhosamente chamada de Dona Ruth, tinha experiência nas áreas da educação, psicologia e Ciência da Religião. Veio a falecer 8 meses depois de conceder a entrevista em outubro de 2017, devido a problemas de saúde, deixando um legado de luta e dedicação pela educação.

Disponibilizamos em PDF a entrevista e parabenizamos a pesquisadora Nathália pelo estudo e partilha do material.

Fonte: FONAPER

Anexos

voltar
encaminhe
comente
imprima