O FONAPER ao longo desses 26 anos de existência (1995 – 2021), vem atuando incessantemente para manutenção do Ensino Religioso não confessional nas escolas brasileiras. O Fórum, enquanto um espaço de construção coletiva, é um local de discussão e ponto aglutinador de ideias na construção de propostas concretas para a operacionalização do Ensino Religioso na escola. Nesse sentido, o FONAPER atua na perspectiva de acompanhar, organizar e subsidiar o esforço de professores e professoras, pesquisadores e pesquisadoras, sistemas de ensino e associações na efetivação do Ensino Religioso como componente curricular.

Nesses últimos anos obtivemos conquistas expressivas que contaram com o envolvimento e atuação direta do FONAPER, ao lado de outras pessoas e instituições, como a inclusão do Ensino Religioso na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a elaboração da Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) para as Licenciaturas em Ciências da Religião, que regulamentam a formação inicial dos professores e professoras para o ER. Além de inúmeras outras iniciativas de formação continuada para os professores e professoras nos mais diversos estados e municípios do Brasil. Ouvindo as demandas que surgem da sala de aula, queremos e podemos fazer muito mais!  

Entretanto para que outras iniciativas aconteçam, o FONAPER precisa do seu apoio e participação ativa. E você pode fazer isso ao se associar ao Fórum. Enquanto uma associação sem fins econômicos, na qual os membros da coordenação atuam de forma voluntária, carecemos das anuidades dos associados e associados para cobrir, principalmente, as despesas contábeis que envolvem uma associação de pessoa jurídica como o FONAPER. De acordo com o estatuto, a anuidade é fixada no valor de 10% do salário-mínimo nacional praticado no ano corrente, sendo assim, esse ano é cobrado a quantia de R$ 100,00.

 

VENHA FAZER PARTE DA HISTÓRIA DO ENSINO RELIGIOSO, VENHA FAZER PARTE DO FONAPER.

 

Para efetivar sua associação é bem simples, primeiro clique no botão abaixo e, depois, siga o passo a passo.

Quero me associar