A Organização dos Estados Americanos (OEA) realiza, nos dias 26 a 28 de junho, a 54ª Assembleia Geral, que ocorrerá em Assunção, no Paraguai. O tema central da Assembleia de 2024 será “Integração e Segurança para o Desenvolvimento Sustentável da região”. Dentre inúmeras outras atividades, a principal que envolve a sociedade civil e outros atores sociais, é o diálogo dos Chefes de Delegação, do Secretário Geral, do Secretário Geral Adjunto e dos Representantes das Organizações da Sociedade Civil, dos trabalhadores, dos setores privados e demais atores sociais.
O FONAPER, integrante da Coalizão “Religiões, crenças e espiritualidades em Diálogo com a Sociedade Civil” e apoiado por OtrosCruzes: Experiências, Espiritualidades, Saberes, será representado pelo associado Elcio Cecchetti, e contribuiu com a elaboração do documento a ser apresentado por representante da Coalizão.
No documento, será ressaltado que para uma maior integração, segurança em vista do desenvolvimento sustentável entre os estados americanos, há que se dar atenção a insegurança e violência também vividas por grupos religiosos através da instrumentalização do discurso religioso por diferentes atores e setores. Esse fenômeno tem aumentado e possibilitado a disseminação do discurso de ódio que legitima a discriminação e a violência contra grupos em condições vulneráveis e a perseguição de minorias religiosas, tais como os grupos indígenas e afrodescendentes.Diante dessa problemática, se recomendará que sejam desenvolvidos espaços para a visibilidade de boas práticas que mostrem como as religiões e espiritualidades podem ser agentes promotores da paz, da inclusão e da justiça, diálogo social e aberto para o respeito dos direitos, em contraste com as vozes que, a partir dos seus privilégios, procuram impor a exclusão e discriminação em nome da liberdade de crença, num ambiente altamente polarizado e violento.
A Assembleia da OEA é de suma importância para a sociedade civil participar ativamente, pois é um espaço plural para tornar visíveis as exigências e necessidades que os Estados-Membros precisam se ocupar para pensar políticas públicas; possibilita o diálogo e o desenvolvimento de relações estratégicas acerca de temas de interesse entre os atores da sociedade civil e; por meio de ações conjuntas, contribui com a geração de consciência social sobre questões de interesse coletivo.
Para maiores informações relacionadas a 54ª Assembleia, pode-se acessar o site da OEA: https://www.oas.org/pt/sobre/assembleia_geral.asp