Por muitos e muitos anos os padres católicos foram exemplos de espiritualidade e confiabilidade no imaginário histórico ocidental e cristão. Isso começou a mudar no século 16 com as críticas da Reforma Protestante com Lutero e Calvino aos excessos de luxo, de poder e de comportamento de certos clérigos da Igreja, tornada adversária pelos chamados protestantes. Hoje em dia, este processo de negação da autoridade clerical católica parece apontar para o seu cume muito em breve…., ao tempo em que declina a Igreja, principalmente na Europa.
PORTUGAL E IRLANDA
Mesmo com os esforços do Papa Francisco para investigações livres acerca de casos de pedofilia e de outros crimes morais no clero católico, duas das principais nações católicas do mundo estão vendo a diminuição rápida do número dos fiéis em função das posições conservadoras do alto clero local quando o assunto é julgar crimes de pedofilia. Portugal e Irlanda tiveram um papel muito importante na consolidação do poder religioso de Roma, tanto o temporal quanto o espiritual. Nações que eram fortemente católicas, estão deixando de sê-lo. Em Portugal, pude presenciar o esvaziamento até em Fátima!
CORTANDO A PRÓPRIA CARNE
As investigações para casos de pedofilia no clero avançam com apoio de amplos setores da igreja católica em muitas partes do mundo. O mesmo ocorre para outros crimes de um estilo moral. O mesmo já está ocorrendo no caso atual do Padre Airton Freire, que é suspeito de ter estimulado e assistido um caso de estupro de uma mulher em um encontro realizado pela Igreja a cargo dele. As investigações dirão se é ou não é culpado, mas a pergunta aqui é outra: por que isso ocorre dentro dos quadros da Igreja Católica em um percentual bem acima do que ocorre na sociedade?
FIXAÇÃO GENITÁLICA
Hoje, em todas as igrejas cristãs há quase que uma redução total da moral cristã ao seu aspecto sexual. O aspecto social e político da moral cristã está praticamente esquecido, como se vê na aproximação de muitos pastores e padres ao neofascismo em várias nações. De onde vem este sexismo moral excessivo? Com certeza, ele nasce da disputa das autoridades cristãs clericais contra os nobres cristãos fora do clero na Idade Média. Entre os séculos 7 e 9, o clero se pôs como exemplo de uma santidade baseada em aparências. E o fez através dos primeiros atos inquisitoriais (Max Weber o demonstrou) e da exacerbação da antinomia “clero puro” X “leigos impuros”. Daí para a revelação patológica de impulsos sexuais recônditos foi um pulo. Estas interdições sexuais, inclusive o celibato, atraem, em parte, indivíduos com profundos problemas de libido mal resolvidos. Até quando?
PÓS- VERDADE
Vivemos a era da pós verdade pós-moderna. Nestes tempos, a mídia em geral ajuda a prejulgar acusações de tipo moral. Este relativismo da verdade atingiu recentemente, por exemplo, as eleições brasileiras de 2018 em função da atuação incorreta de setores da Justiça comprometidos com ideologias de extrema-direita. Se não combatermos o bom combate e se não fizermos o devido enquadramento das ações de justiceiros e de pessoas ligadas as empresas de mídia a injustiça poderá prosperar e a democracia poderá for