XIII Colóquio Regional de Ensino Religioso (CCER) será realizado no dia 08 de novembro de 2024, na Universidade do Extremo Sul Catarinense – Unesc, com o tema Organização Curricular e Práticas Pedagógicas não Confessionais

             O tradicional evento, que ocorre anualmente, em diferentes e importantes cidades do Estado de Santa Catarina, este ano acontecerá na nossa Unesc, com o objetivo debater a contribuição do Ensino Religioso não confessional nos territórios escolares com vistas ao desenvolvimento de práticas pedagógicas que reconhecem a diversidade religiosa e contribuam na efetivação dos direitos humanos, especialmente da liberdade religiosa.

              O XIII Colóquio Regional de Ensino Religioso (CCER) conta com o apoio de parceiros como a Rede Estadual de Ensino – SED de Criciúma, com a Secretaria Municipal de Educação de Criciúma, e com a Associação dos Professores de Ensino Religioso de Santa Catarina – Aspersc. 

      A organização curricular e as práticas pedagógicas não confessionais são essenciais para assegurar uma educação inclusiva, plural e respeitosa em diversos contextos escolares. Essa abordagem visa promover o aprendizado de maneira que todos os estudantes, independentemente de suas crenças pessoais, se sintam acolhidos e valorizados. As práticas pedagógicas não confessionais são fundamentais para evitar a imposição de valores ou crenças religiosas, focando em métodos que celebram a diversidade cultural e social, envolve a utilização de abordagens que incentivem o pensamento crítico, a empatia e a colaboração entre os alunos.

https://www.even3.com.br/xiii-coloquio-regional-de-ensino-religioso-506355

Oficinas Pedagógicas
Oficina 1: Representações Religiosas na Arte Objetivo: Identificar representações religiosas em diferentes expressões artísticas, reconhecendo-as como parte da identidade de diferentes culturas e tradições religiosas. Ministrantes: Prof. Beatriz Machado Bristot (FURB/UNESC), Prof. Greice Deos Vieira (FURB/UNESC) e Prof. Patricia da Silva Cardoso (FURB/UNESC);

Oficina 2: A gamificação digital nas aulas de Ensino Religioso Objetivo: Apresentar e construir atividades de gamificação para aulas de Ensino Religioso no Ensino Fundamental, numa perspectiva de educação inclusiva. Ministrantes: Prof. Juliano Vargas (UNESC/FURB) e Profa. Litieli da Silva Moreira (UNESC/FURB);

Oficina 3: Ensino Religioso e mitos da criação Objetivo: Desenvolver a habilidade prevista na BNCC-ER para o 5º ano: “(EF05ER03) Reconhecer funções e mensagens religiosas contidas nos mitos de criação (concepções de mundo, natureza, ser humano, divindades, vida e morte)”. Ministrantes: Profa. Joice de Souza Avelina Costa (FURB/UNESC) e Prof. Fabrício Costa (FURB/UNESC);

Oficina 4: Ensino Religioso e Educação Antirracista Objetivo: Explorar pedagogicamente a habilidade EF09ER06 da BNCC-ER, proporcionando um espaço de reflexão e aprendizado sobre questões relacionadas ao preconceito, ao racismo religioso e a discriminação racial, promovendo a sensibilização sobre a importância da educação antirracista, através de ferramentas e estratégias pedagógicas que problematizem e desconstruam preconceitos para promover a equidade racial no ambiente escolar e na sociedade. Ministrante: Profa. Esp. Mary Hellen Cruz David Soares (FURB/UNESC);

Oficina 5: Ancestralidades e Africanidades Objetivo: Desenvolver atividades conforme a habilidade (EF07ER08) Reconhecer o direito à liberdade de consciência, crença ou convicção, questionando concepções e práticas sociais que a violam Ministrante: Aline de Oliveira Vieira (FURB/UNESC), Ângela Cristina Felisberto Antonio (FURB/UNESC), Danúbia Ramos Francisco (FURB/UNESC) e Juliette Oliveira Vieira (FURB/UNESC);

Oficina 6: Espaços e territórios religiosos: painel semântico Objetivo: Reconhecer o caráter simbólico dos espaços e territórios religiosos (EF03ER01) Identificar e respeitar os diferentes espaços e territórios religiosos de diferentes tradições e movimentos religiosos. Ministrantes: Agda Bernardete Alano (UNESC), Graziela da Silva Madeira (UNESC) Eduardo Cunha de Oliveira (UNESC), Viviani Aparecida Zilli Inácio (UNESC);

Oficina 7: A religião e a fotografia Objetivo: Apresentar os espaços sagrados através de fotografias (EF03ER01) Identificar e respeitar os diferentes espaços e territórios de diferentes tradições e movimentos religiosos. Ministrante: Bruno Teixeira da Encarnação (UNESC);

Oficina 8: Mapas Interativos no Ensino Religioso: Investigando territórios sagrados Objetivo: Promover a capacidade de explorar e representar visualmente diferentes territórios sagrados, utilizando mapas interativos como ferramenta pedagógica para fomentar o diálogo e a reflexão crítica. Ministrantes: Tatiane dos Santos Virtuoso (UNESC), Djenyfer da Silva Vital (UNESC);

Oficina 9: Laboratório de Arqueologia Pedro Ignácio Schmitz (Lapis)/ Curso de História Unesc / PPGCA/Unesc: Atividades de Educação para o Patrimônio e a Cultura Indígena no Ensino Religioso. Objetivo: Promover a valorização da importância do patrimônio e da cultura indígena, integrando atividades de educação que relacionem a Arqueologia ao Ensino Religioso, para fomentar o respeito e a compreensão das tradições e saberes indígenas na comunidade. Ministrantes: Laboratório de Arqueologia Pedro Ignácio Schmitz (Lapis)/ Curso de História Unesc / PPGCA/Unesc, Mateus Minatto Unesc, Fabiano Alves Karái – Tekoá Marangatu – Imaruí SC, Mestre em Ciências Ambientais e Annie Souza Marques Unesc, Luiz Miguel Ghedin Lapis/Unesc, Alex Luciano tavares Rollano Lapis/Unesc;

Oficina 10: Histórias em quadrinho como ferramenta de pesquisa para o Ensino Religioso Objetivo: Explorar a utilização das histórias em quadrinho como uma ferramenta didática no Ensino Religioso, promovendo a pesquisa e a interpretação de conceitos que envolvem o Componente Curricular de forma criativa e acessível, além de estimular o engajamento dos alunos por meio da narrativa visual. Ministrantes: Almir Silva Souza (Unesc);

Oficina 11: Concepções de Vida e Morte em Diferentes Tradições Religiosas Objetivo: Explorar especificidades nas concepções de vida e morte em diferentes tradições religiosas, refletindo sobre a valorização da vida e a compreensão da morte por meio de produções cinematográficas que abordam essa temática. Além disso, investigar significados de celebrações como o Dia dos Finados, Halloween, Dia do Saci e Día de los Muertos. Ministrantes: Anna Maria de Souza Córdova (Professora da Rede Estadual de Ensino de Santa Catarina);

Oficina 12: Monstros do Bullying: Simbologia e Tecnologias Digitais no Combate à Violência Escolar” – Objetivos: A oficina tem como objetivo apresentar atividades de conscientização e combate ao bullying escolar, integrando simbolismos culturais e tecnologia. Atividades: Os participantes serão incentivados a criar personagens fictícios, os “monstrinhos do bullying”, utilizando animações digitais e hologramas. Essa abordagem interativa e reflexiva visa estimular uma compreensão mais profunda sobre a violência escolar, promovendo discussões sobre estratégias de combate e prevenção da violência escolar. Ministrante: Prof° Esp Renan Vilela ( SEFE POMERODE).

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