Este foi o tema desenvolvido em forma de projeto com as turmas 901 e 903 da EEB Felisberto de Carvalho de Palmitos, SC. Elaborado e desenvolvido pela disciplina de Ensino Religioso (Profa. Vanessa Kern), contempladas e ampliadas nas disciplinas da área de Linguagens e suas Tecnologias (Professores: LPL e LEE: Aline A. Ernzen, LEI: Claudete B. M. Rigoni, Patrícia A. Anhaia, Arte: Cristiane Moreira, EFI: Jardel Martini) e Geografia: Maristela Bortolanza. Com o intuito de pesquisar e (re)conhecer a importância da cultura no desenvolvimento da diversidade religiosa e filosofias de vida.
Sabe-se da importância destas premissas e conforme Nelson Mandela (1995) “Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele, por sua origem ou ainda por sua religião. Para odiar, as pessoas precisam aprender, e se podem aprender a odiar, elas podem ser ensinadas a amar.”
Ainda se observou as competências da BNCC, Repertório Cultural –Valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural. E a Comunicação- Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital –, bem como conhecimentos das linguagens artística, matemática e científica, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo.
A religião, e a religiosidade como um todo, possuem grandes influências na história e na formação humana e civilizatória. Os aspectos culturais de muitas sociedades foram sendo construídos com base em crenças e atividades voltadas ao sagrado e ao misticismo.
Nesse sentido, as práticas religiosas e filosofias de vida tiveram grande contribuição no desenvolvimento do pensamento humano e no fortalecimento do sentimento de coletividade, visto que a adoção de uma religião muitas vezes está ligada a uma identificação coletiva comum.
Contudo, por se basear em crenças e não apenas em bases totalmente racionais, as questões religiosas em muitos momentos na história tenderam ao fanatismo e resultaram na discriminação entre pessoas e povos com diferentes visões de mundo e credo.
Com isso, a recente conquista da livre manifestação de religiosidade e de religião como um direito em nível internacional representa um avanço no combate à repressão por motivos de crença e na preservação de uma vida digna a todos e todas.
Foram abordados assuntos como: sete pecados capitais, e os novos pecados capitais, bem como as virtudes, diversidade religiosa, roda do ano (cultura celta, cultura wicca, uso de ervas das plantas medicinais), finitude humana (caixão do espelho) e desenvolvidas instalações sobre crenças, práticas religiosas e filosofias de vida.
- Matriz Oriental: Hinduísmo, Budismo, Sikhismo, Xintoísmo, Taoísmo…
- Matriz Ocidental: Judaísmo, Cristianismo, Igreja Ortodoxa, Islamismo…
- Indígenas: Xamanismo…
- Wicca: bruxaria natural;
- Afro: Candomblé e Umbanda.
E os teatros foram baseados nos pecados capitais e tentam representar e contextualizar os mesmos no mundo contemporâneo, segundo Mahatma Gandhi (1925) “Os sete pecados capitais responsáveis pelas injustiças sociais são: riqueza sem trabalho; prazeres sem escrúpulos; conhecimento sem sabedoria; comércio sem moral; política sem idealismo; religião sem sacrifício e ciência sem humanismo.” Foram 06 grupos das turmas 901 e 903. Grupo: Influência, Grupo: Os sete magníficos, Grupo: Divertidamente, Grupo: Bananas de pijamas, Grupo: Smurfs e o Grupo: A família.
REFERÊNCIAS Base Nacional Comum Curricular, Brasília: MEC, 2017/2018. Currículo Base da Educação Infantil e do Ensino Fundamental do Território Catarinense (2019), Proposta Curricular de Santa Catarina (2014), ofício nº63/2021, orientações para retomada das aulas 2021/2022.
Parabéns Professora Vanessa Kern e demais professores da EEB Felisberto de Carvalho pelo belíssimo trabalho que vocês tem desenvolvido em sala de aula. Destacamos aqui a importância da pesquisa ,do estudo, da compreensão do assunto estudado e ressaltamos que Informação encontramos em muitos espaço, este é preciso ser transformado em conhecimento, com compreensão e significado para gerar aprendizagem .