O Ensino Religioso em perspectivas não confessionais sempre nos apresenta lindas experiências pedagógicas que se materializam nos territórios escolares.  Exemplo disso está expresso no projeto desenvolvido na Escola Ondina Maria Dias, em Tijucas/SC, nas aulas de Ensino Religioso coordenada pela professora Gizélia Paladini.

Envolvendo a temática Valores e Religião, objetivou-se compreender as distintas compreensões que as tradições religiosas e filosóficas possuem em relação ao tema, despertando para o reconhecimento das semelhanças e diferenças que integram cada crença. Para isso, a professora trabalhou uma carta enigmática em Braille envolvendo os valores e a religião.

Após a abordagem do conteúdo, foi solicitado aos estudantes que elaborassem paródias de modo a expressar os conhecimentos originados durante as aulas. Nessa etapa das atividades, os estudantes contaram com o auxílio da professora de Língua Portuguesa para o ensaio das paródias desenvolvidas. Além dos estudantes da turma, o projeto envolveu a Educação Especial, coordenação, supervisão, direção e secretaria da educação.

 Ademais, as paródias foram apresentadas na unidade escolar, despertando o reconhecimento e respeito frente às diferentes crenças e culturas que compõem cada pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *