Subsidiar o processo de implementação do Ensino Religioso não-confessional, por meio do aprofundamento teórico-metodológico do seu currículo estabelecido pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
Objetivos Específicos:
1. Compreender os fundamentos epistemológicos do Ensino Religioso não confessional.
2. Conhecer o currículo do Ensino Religioso presente na BNCC, suas unidades temáticas, objetos de conhecimento e habilidades.
3. Apropriar-se dos fundamentos metodológicos do Ensino Religioso, com vistas ao desenvolvimento de processos de ensino-aprendizagem na educação básica.
Público-alvo
Professores(as) regentes de turma dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental;
Professores(as) regentes de turma dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental; Professores (as) de Ensino Religioso;
Estudantes e pesquisadores da área de Ciências da Religião; Demais pessoas interessadas na área do Ensino Religioso e das Ciências da Religião
- Este curso possui 4 horas de atividades assíncronas.
Cidade / Câmpus
Curitiba – Câmpus Curitiba
Modalidade
Online
Duração
20 horas
Início das aulas: 31/07/2021
Periodicidade
09/10/2021, 16/10/2021, 22/10/2021 e 23/10/2021
08h00 às 12h00
Valor do curso
R$ 70,00
No boleto ou cartão de crédito
Coordenação e Docentes
DOUTORADO
Clelia Peretti
Coordenação
Doutora em Teologia (Faculdades EST). Pós-doutorado em Fenomenologia (Centro Italiano di Ricerche Fenomenologiche e Pontifícia Universidade Lateranense – Roma). Mestre em Educação (PUCPR). Professora no Programa de Pós-Graduação Mestrado e Doutorado e do Bacharelado em Teologia (PUCPR). Líder do Grupo de Pesquisa Teologia, Gênero, Educação (PUCPR).
Adecir Poser
Docentes
Doutor em Educação pela UFSC (2020), com Sanduíche na USAL/Espanha, entre agosto 2018 a junho 2019 (Bolsista CAPES). Mestrado em Educação pela UFSC (2013). Graduação em Ciências da Religião – Licenciatura em Ensino Religioso pela FURB (2010). Especialização em Formação de Professores para o Ensino Religioso (2006) e Bacharel em Ciências Religiosas pela PUCPR (2002). Membro dos grupos de Pesquisa Ethos, Alteridade e Desenvolvimento (GPEAD/FURB), Hermenêuticas da Cultura, Mundo e Educação (PPGE/UFSC) e SUR Paidéia (Univ. de la Republica del Uruguay). Assistente técnico-pedagógico da Secretaria de Estado da Educação.