O conflito entre Israel e o grupo palestino Hamas trouxe de volta para o debate público um velho equívoco! Este equívoco tem tido repercussões até nas ações de governo e de justiça mundo afora… Confunde-se quatro noções entre si: o Judaísmo, o Estado de Israel, o antisemitismo e o Sionismo. Ainda que sejam temas aproximados, são bem diferentes. O antissemitismo é o conceito mais famoso entre eles. Resulta de uma milenar cultura de agressões, crimes e humilhações contra comunidades de origem judaica. O pior dos episódios históricos foi o Holocausto, comandado pela extrema-direita nazista alemã de Adolf Hitler.

EXTREMA-DIREITA

Com o renascimento recente do extremismo de direita, inclusive em Israel, os temores aumentam quanto a possíveis novos conflitos étnicos. Pois bem, o sionismo é uma ideologia nacionalista nascida na luta dos judeus por um Estado Nacional desde o século 19. Está bem mais à direita, mas tem apoiadores que se dizem de esquerda. O princípio sionista mais conhecido é o do expansionismo israelense para criar o “Grande Israel”. Nenhum de nós tem obrigação de concordar com o sionismo.

O JUDAÍSMO

A Religião Judaica é outra história. Trata-se de uma das mais importantes religiões do mundo, com influência histórica direta sobre a maior delas: o cristianismo. É uma das “religiões do Livro”, eivada pela noção do Deus único. É a mais longeva das religiões baseadas em escritos sagrados. É também uma religião “nacional”, posto que direcionada aos que nascem judeus. O judaísmo compõe a pluralidade religiosa do mundo e tem assento nas organizações de Diversidade Religiosa e Direitos Humanos em níveis local e internacional.

RESPEITABILIDADE

A respeitabilidade que o Judaísmo tem, o sionismo gostaria de ter. Infelizmente, esta ideologia nacionalista exacerbada e, muitas vezes, agressiva e discricionária, governa o país há bastante tempo. Isso ajudou a confundir os quatros conceitos citados acima .Nos parece que a solução profunda para acabar com estas dúvidas conceituais é o reconhecimento e demarcação de Estado da Palestina. A própria imagem de Israel está em jogo no momento, além de milhares e milhares de vidas que vão sendo ceifadas, inclusive nos estúpidos ataques sobre a população civil em Gaza…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.