Nos dias 30 e 31 de outubro, o FONAPER, representado pelo professor Giordano Cássio, participou da oficina cujo tema era Liberdade de religião ou crença e da roda de conversa sobre Direitos humanos, meio ambiente e religião.
No primeiro dia, pela parte da manhã o Dr. Ivo Pereira (UFPA) fez uma reflexão histórica do tema cujo título foi A Liberdade Religiosa no Brasil em Três Tempos: Uma perspectiva histórica. No período da tarde, o Dr. Rodrigo Vitorino (CEDIRE/UFU) abordou a Liberdade de Religião ou Crença como um direito fundamental no Brasil.
O primeiro dia foi concluído com um estudo de caso envolvendo a liberdade de crença. Os grupos formados puderam refletir e emitir opiniões a respeito do caso que foi apresentado.
No segundo dia, no auditório do Mirante Lúcia Almeida, líderes das religiões afro-brasileiras, das comunidades indígenas, das comunidades católicas, das igrejas evangélicas, dos coletivos sociais e professores de Ensino Religioso participaram da roda de conversa. Ao final, construíram coletivamente uma carta para apresentar na COP 30 no Pará. A Carta do Rio Negro é um apelo dos grupos religiosos e não religiosos à comunidade internacional sobre as mudanças climáticas e como essas questões afetam à vida no planeta.
Na conclusão do evento realizou-se um ato simbólico no píer do mirante, às margens do Rio Negro. Os participantes em frente as águas negras do rio disseram proferiram palavras de que representavam força e juntos agradeceram ao sagrado pela beleza exuberante da paisagem.
ue as pessoas possam cuidar mais dessa Casa que é de todos e para todos!




