Subsidiar o processo de implementação do Ensino Religioso não-confessional, por meio do aprofundamento teórico-metodológico do seu currículo estabelecido pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
Objetivos Específicos:
1. Compreender os fundamentos epistemológicos do Ensino Religioso não confessional.
2. Conhecer o currículo do Ensino Religioso presente na BNCC, suas unidades temáticas, objetos de conhecimento e habilidades.
3.Apropriar-se dos fundamentos metodológicos do Ensino Religioso, com vistas ao desenvolvimento de processos de ensino-aprendizagem na educação básica
Público-alvo
Professores(as) regentes de turma dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental;
Professores(as) regentes de turma dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental;
Professores (as) de Ensino Religioso;
Estudantes e pesquisadores da área de Ciências da Religião;
Demais pessoas interessadas na área do Ensino Religioso e das Ciências da Religião.
- Este curso possui 4 horas de atividades assíncronas.
Cidade / Câmpus
Curitiba – Câmpus Curitiba
Modalidade
Online
Duração
20 horas
Início das aulas: 31/07/2021
Periodicidade
31/07, 07/08, 14/08 e 21/08/2021
08h00 às 12h00
Valor do curso
R$ 70,00
No boleto ou cartão de crédito
Docentes
DOUTORADO
Clelia Peretti
Coordenação
Doutora em Teologia (Faculdades EST). Pós-doutorado em Fenomenologia (Centro Italiano di Ricerche Fenomenologiche e Pontifícia Universidade Lateranense – Roma). Mestre em Educação (PUCPR). Professora no Programa de Pós-Graduação Mestrado e Doutorado e do Bacharelado em Teologia (PUCPR). Líder do Grupo de Pesquisa Teologia, Gênero, Educação (PUCPR).
Lusival Antonio Barcellos
Docentes
Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2005). Mestre em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (1998). Graduado em Filosofia pela Universidade Católica do Paraná (1980); em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Colatina-ES (1984); em Teologia pelo Seminário Arquidiocesano da Paraíba Imaculada Conceição (1992). Atualmente é professor Associado III, Chefe do Departamento de Ciências das Religiões (DCR); atua também como professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões (PPGCR), da Universidade Federal da Paraíba. Tem experiência nas áreas de Educação, Culturas e Ciências das Religiões. Atua nos temas: ensino religioso, diversidade religiosa e cultural; religiosidades; etnoeducação e espiritualidades indígenas.