Subsidiar o processo de implementação do Ensino Religioso não-confessional, por meio do aprofundamento teórico-metodológico do seu currículo estabelecido pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
Objetivos Específicos:
1. Compreender os fundamentos epistemológicos do Ensino Religioso não confessional.
2. Conhecer o currículo do Ensino Religioso presente na BNCC, suas unidades temáticas, objetos de conhecimento e habilidades.
3.Apropriar-se dos fundamentos metodológicos do Ensino Religioso, com vistas ao desenvolvimento de processos de ensino-aprendizagem na educação básica
Público-alvo
Professores(as) regentes de turma dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental;
Professores(as) regentes de turma dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental;
Professores (as) de Ensino Religioso;
Estudantes e pesquisadores da área de Ciências da Religião;
Demais pessoas interessadas na área do Ensino Religioso e das Ciências da Religião.
- Este curso possui 4 horas de atividades assíncronas.
Cidade / Câmpus
Curitiba – Câmpus Curitiba
Modalidade
Online
Duração
20 horas
Início das aulas: 22/05/2021
Periodicidade
Semanal
Sábados (22/05, 29/05,12/06 e 19/06): 08h00 às 12h00
Valor do curso
R$ 70,00
Boleto ou cartão de crédito
Docentes
DOUTORADO
Clelia Peretti
Coordenação
Doutora em Teologia (Faculdades EST). Pós-doutorado em Fenomenologia (Centro Italiano di Ricerche Fenomenologiche e Pontifícia Universidade Lateranense – Roma). Mestre em Educação (PUCPR). Professora no Programa de Pós-Graduação Mestrado e Doutorado e do Bacharelado em Teologia (PUCPR). Líder do Grupo de Pesquisa Teologia, Gênero, Educação (PUCPR).
Simone Riske Koch
Docentes
Possui graduação em Ciências da Religião – Licenciatura em Ensino Religioso (2000) e Pedagogia (2002), especialização em Fundamentos e Metodologia do Ensino Religioso, Mestrado em Educação pela Fundação Universidade Regional de Blumenau – FURB (2006), doutoranda em no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da FURB. Atualmente é Professora na FURB. Membro do Grupo de Pesquisa: Ethos, Alteridade e Desenvolvimento – GPEAD/FURB. É sócia fundadora da Associação dos Professores de Ensino Religioso do Estado de Santa Catarina ASPERSC, e sócia do Fórum Nacional Permanente do Ensino Religioso – FONAPER. Atuou como especialista da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Licenciatura em Ciências da Religião (CNE). Coordenou a Rede Nacional das Licenciaturas em Ensino Religioso – RELER/FONAPER. Assessorou várias Secretarias de Educação na elaboração de suas propostas curriculares ou diretrizes, destaque para o Currículo Base da Educação Infantil do Ensino Fundamental do Território Catarinense (2019). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino Religioso e Diversidade Cultural e Religiosa, atuando principalmente nos temas: diversidades; formação de professores, diretrizes e metodologias do e para o Ensino Religioso; estágio e práticas pedagógicas.