CUIDADO ESPIRITUAL

O Cuidado Espiritual não é um assunto exclusivo das religiões. Aliás, é até possível um cuidado espiritual sem religião institucional. Espiritualidade pode vir de uma filosofia de vida, por exemplo. Então, leia este pequeno artigo com a mente aberta, pois o momento é de muito sofrimento interior diante da pandemia e você pode (se) ajudar.

O sentido da própria palavra nos serve de guia: (Pã)demia. O deus Pã, do paganismo greco-romano, não está aí à toa. De sua rica narrativa fundamental, destaco o seu coração decepcionado por um amor não correspondido, sua dureza e sua presença na floresta escura assombrando os seres humanos que passam. Pã é a atual pandemia dita de forma metafórica…

CUIDAR

Os psicólogos estão alertando para uma outra pandemia, a de saúde mental, que parece estar vindo como reflexo do enfrentamento ao coronavirus. Pode até não parecer, mas até alguém próximo a cada um de nós, pode estar necessitando do nosso Cuidado. Todos podemos apoiar o outro e cuidar de nós mesmos.

VACINA SIMBÓLICA

Para cuidar, é preciso amar a si e aos outros. Da “dose” de amor que há em nossa alma, brota o caminho simbólico da partilha da dor. Esta partilha fortalece quem a oferece e quem a recebe. É um tipo diferente de vacina, que vem da Alma e dos sistemas simbólicos nela presentes. É uma vacina simbólica na busca de oferecer e receber a confirmação: Esperança.

ABRAÇO

O Cuidado Espiritual é um abraço na alma, tanto para quem abraça quanto para quem é abraçado. Normalmente, é preciso romper ou ter rompido em algum medida com o  individualismo e com o narcisismo. Mas, o momento de você ter esta atitude interior de mudança solidária é agora, pois a pandemia adoece o corpo e a alma…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *