O Governo Lula divulgou o seu novo slogan tentando se acertar em meio ao crescimento evangélico. Usou-se uma afirmativa com dois sentidos, o que é muito comum no marketing político e no marketing em geral. Botar fé no Brasil pode ser uma expressão laica, sem ligações com crenças religiosas ou pode ser o estímulo a inserir a fé na vida brasileira. Ainda de maneira muito tímida, a esquerda democrática tenta estabelecer um vínculo com o campo religioso, o que é muito bom, mas vem de uma forma muito limitada.
ESQUERDA E RELIGIÃO
Os setores marxistas da esquerda seguem um brilhante pensador que posicionou-se pelo materialismo em dois aspectos: o histórico e o dialético. O Materialismo Dialético do judeu Karl Marx considera que o universo é “só” matéria. Porém, como a esquerda é bastante larga em suas diversas linhas, outras formulações dela aceitam diversas formas de transcendência. (Aliás, a filosofia de vida que o marxismo oferece é uma transcendência filosófica.) Como o PT não é um partido marxista, o debate tem sido muito variado.
FUNDAMENTALISMO NA POLÍTICA
O avanço do fundamentalismo religioso não dá sinais de diminuição. Muito ao contrário, cada vez mais cristão se identificam com ele e com sua cara metade: a Intolerância Religiosa. Ambos crescem a cada dia com o uso das fake news e das meias verdades religiosas que, quase sempre, colocam o Antigo Testamento bíblico como sendo a palavra de Jesus, quando não é. O convite fundamentalista é para que as pessoas abdiquem da consciência crítica e parcialmente do ser ciente que são. Muitos aceitam!
REPERCUSSÃO
A esquerda democrática tem alguma dificuldade de dialogar até mesmo com aqueles que estudam a religião de maneira científica. Isso pode nos custar a democracia, pois uma nova ascensão do populismo de direita de base religiosa pode se tornar uma “teocracia” incompatível com ela. É provável que o slogan abasteça os ataques da extrema-direita cristã, pois não vai ao ponto da adesão ao extremismo e demonstra a dificuldade governamental de lidar com o tema. Se os/as deuses/as quiserem, espero estar equivocado!