O Fórum Nacional Permanente do Ensino Religioso (FONAPER), instituído desde 1995, vem buscando dar continuidade ao seu objetivo de acompanhar, organizar e subsidiar o esforço de professores, associações e pesquisadores na efetivação do Ensino Religioso na Educação Básica. Nesse sentido, vem promovendo, em anos alternados, Seminários Nacionais de Formação de Professores em Ensino Religioso (anos pares) e Congressos Nacionais de Ensino Religioso (anos ímpares), em parceria com instituições de ensino superior e sistemas de ensino.

Em 2020, diante do contexto da pandemia (COVID 19), o FONAPER conjuntamente com a PUC-Minas, a Unimontes e a UFJF, decidiram adiar o XVI Seminário Nacional de Formação de Professores para o Ensino Religioso (SEFOPER), com o tema Ciências da Religião, Formação e Docência em Ensino Religioso, que aconteceria em Belo Horizonte, entre os dias 10 a 12 de setembro de 2020, para o ano de 2021.

Entretanto, como forma de registrar e celebrar os 25 anos do Fórum, serárealizado um ciclo de palestras on-line com profissionais renomados na área, no período de junho até outubro desse ano. As palestras acontecerão nas últimas quintas-feiras, das 19h às 20h30min e abordarão temas relevantes para aprimoramento da formação teórica e prática dos professores.

25/06/20 – Espiritualidade em Tempos de Pandemia

23/07/20 – O Ensino Religioso na BNCC

27/08/20 – As DCN para Licenciatura em Ciências da Religião

24/09/20 – A História do FONAPER

29/10/20 – O Presente e o Futuro do FONAPER

O Ciclo de Palestras será certificado pelo FONAPER, mediante inscrição. É necessário frequência de 90% de participação para receber certificado, ou seja comparecimento em 4 de 5 palestras.

As inscrições são limitadas. Mas não se preocupe, caso não consiga se inscrever, as palestras serão divulgadas AO VIVO canal do FONAPER no YouTube – Youtube Fonaper

12 comentários em “Ciclo de debates 25 anos Fonaper

  1. Maronildes Felix Limeira :

    Prezada Coordenação,
    Dia 25, estreia do Ciclo de Debates, tive problema de conexão com a Internet, o que me impossibilitou de acompanhar a fala dos palestrantes em tempo real, embora pude assistir pelo canal do Youtube e fiquei muito feliz, especialmente pela brilhante participação do Prof. Carlos André, como sempre, representando muitíssimo bem a nossa Universidade, a UFPB.
    Espero poder participar em tempo real dos próximos encontros.
    Atenciosamente
    Maronildes Felix Limeira

  2. TÂNIA MARIA DA SILVA CAMPOS :

    Sou professora da rede pública do estado de Minas Gerais. Atuo como professora de Ensino Religioso e gostaria de aprofundar meus conhecimentos a cerca da BNCC.

  3. TÂNIA MARIA DA SILVA CAMPOS :

    Gostaria de participar do ciclo de debates da FONAPER. Sou professora de Ensino Religioso da Rede Estadual de Educação do Estado de Minas Gerias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *