Como fora anunciado, o FONAPER organizou, em parceria com a Universidade do Estado do Pará (UEPA), o XIII Seminário Nacional de Formação de Professores para o Ensino Religioso (SEFOPER), com o tema ENSINO RELIGIOSO, CIÊNCIAS DA(S) RELIGIÃO(ÕES) E DIREITOS À APRENDIZAGEM: Pesquisas e práticas pedagógicas.

O evento ocorreu entre os dias 06 e 08 de novembro deste ano e contou com mais de 400 participantes, entre professores da educação básica e superior, pesquisadores, acadêmicos e demais interessados.

Além da ampla programação cultural, em que se evidenciaram os muitos saberes presentes na cultura paraense, o evento contou com 30 apresentações de pôsteres, 73 comunicações de trabalhos e 12 espaços pedagógicos. Cabe ressaltar que esses trabalhos são oriundos de diferentes regiões do país, uma vez que haviam representantes de mais de 20 Estados da Federação, cada qual com suas experiências ou anseios em busca da efetivação do Ensino Religioso enquanto componente curricular e área de conhecimento da educação básica.

A temática dos direitos à aprendizagem e ao desenvolvimento na educação básica deram a tônica do evento, uma vez que a universidade, especificamente a licenciatura, precisa estar voltada para educação básica, cuja centralidade é o educando.

Por isso, as mesas propostas para o evento proporcionaram um diálogo entre o Ensino Religioso, as Ciências da(s) Religião(ões) e a Educação, questionando lógicas e práticas que reproduzem enclausuramentos pedagógicos, ao invés do diálogo permanente entre os distintos saberes, conhecimentos e vivências.

Das inúmeras falas, destacamos a participação da Profª Clarice Salete Traversini, secretária de Educação Básica do MEC, a qual esteve presente no evento para tratar das discussões relacionadas aos direitos à aprendizagem e ao desenvolvimento na Educação Básica que ocorrem no Ministério da Educação, onde o Ensino Religioso está sendo contemplado nas discussões relacionadas à Base Nacional Comum Curricular, uma vez que é um componente curricular e área de conhecimento do currículo do Ensino Fundamental.

Diante disso, o FONAPER, a UEPA e os muitos parceiros que apoiaram este evento, agradecem cada um dos participantes deste grande evento, espaço este em que os professores de Ensino Religioso se encontram para estudar temáticas atuais, trocar experiências, expectativas e angústias relacionadas à educação e ao Ensino Religioso.

Desde já anunciamos que o próximo evento do FONAPER, o VIII Congresso Nacional de Ensino Religioso, ocorrerá na UNICAP, em Recife. A data será definida para os meses de setembro ou outubro. Esperamos encontrar a todos novamente em Pernambuco.

Em anexo, dispomos de alguns materiais já disponibilizados pelos palestrantes do evento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *