O Projeto prevê a criação de um guia com todas as religiões do Paraná para servir como parâmetro a educadores, estudantes e interessados em compreender melhor a temática religiosa.
As histórias, os fundamentos, os ritos e as bases éticas e doutrinárias de todas as religiões praticadas no Paraná estarão incluídos no Guia de Fontes dos Sistemas Religiosos, uma publicação com lançamento previsto para o início de 2006. A divulgação do início da coleta de dados deste projeto, idealizado pelos integrantes da Associação Intereligiosa de Educação (Assintec), será realizada, por meio de coletiva à imprensa, no próximo dia 30, às 10 horas, no Auditório Brasilio Itiberê, na Secretaria Estadual de Cultura. No mesmo local, às 19h30, acontece o encontro para a apresentação do projeto do Guia para o público em geral. O Guia, que reunirá as diferentes manifestações religiosas do Estado, tem por objetivo principal servir como referencial de pesquisa para profissionais atuantes na área de ensino-aprendizagem – responsáveis pela elaboração de materiais didáticos -, educadores, estudantes dos diferentes níveis educacionais e para aqueles interessados na temática e no diálogo intereligioso.

A questão religiosa na conjuntura atual é um paradoxo. Todas as religiões pregam a paz e a justiça, no entanto a maioria dos conflitos que estão ocorrendo no mundo tem implicações religiosas. A ignorância que gera o desrespeito, a intolerância e o preconceito entre as diversas manifestações religiosas deve ser superada por meio de ações que promovam uma convivência humana pacífica e ética com base na pluralidade religiosa.

Com esse propósito, a Assintec, que há trinta anos dialoga com os seus vinte associados pertencentes a diferentes religiões, propôs a criação do projeto Guia de Fontes dos Sistemas Religiosos do Paraná.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *