Há 9 anos atrás, realizamos a entrega de documento (ver print ao lado) solicitando que se cumpra o que determina o PNDH 3 (Plano Nacional de Direitos Humanos 3), que aponta que cada estado deve criar o seu Comitê da Diversidade Religiosa!! Mas, por que os estados não criam os seus comitês?? É simples: os políticos têm medo de perder os votos dos fundamentalistas religiosos, cada vez mais numerosos, em especial nos “cristianismos”. Penso que chegou a hora de entrarmos na Justiça.

CONVOCATÓRIA

Em nome do Grupo Videlicet  de estudo/pesquisa do Imaginário e da Diversidade Religiosa, convido todxs que fazem a luta pela Diversidade Religiosa (D.R.) para entrarmos com ações nas promotorias públicas estaduais com o objetivo de que se determine aos governadores a criação dos comitês dos respectivos estados. Propomos uma campanha nacional chamada Justiça para a Diversidade Religiosa!

CULTURA DE PAZ

O principal objetivo dos Direitos Humanos para as religiões é o de superar as desavenças, ataques e guerras por razões religiosas. Neste sentido, promover a Cultura de Paz junto à sociedade, principalmente nas escolas e universidades, é a maior prioridade da luta. Faz parte da pauta das Ciências das Religiões, inclusive, o estabelecimento de políticas públicas voltadas para a Diversidade Religiosa.

A JUSTIÇA

Quando uma sociedade fracassa em manter a harmonia possível de respeito mútuo entre as religiões, resta a criação de instrumentos de denúncia e a abertura de processos judiciais com investigações policiais. Então, as duas lutas devem ocorrer concomitantemente para que o cidadãozinho do futuro aprenda na escola a fazer diferente do cidadão médio do presente, que em geral está ainda marcado pelos atos de intolerância religiosa…

RENADIR

A Rede Nacional da Diversidade Religiosa, RENADIR, juntamente com suas entidades parceiras, deve coordenar o movimento. É preciso chamar os governantes à responsabilidade diante do avanço permanente das denúncias de casos de Intolerância Religiosa em todo o país e das dificuldades de implementar um Ensino Religioso LAICO nas escolas. Como aqueles que dependem de votos acabam fazendo acordos eleitoreiros com fundamentalistas, somente a Justiça tem independência para resolver este impasse que já dura décadas no Brasil. Vamos à luta!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *